Modelo SaaS – Benefícios para sua agência de publicidade
Read time: 4 minutes
Agências de publicidade e propaganda já perceberam a importância que um sistema de gerenciamento de tráfego, tarefas, jobs e orçamentos traz para o sucesso de suas empresas. Agora a pergunta principal é usar ou não o Software as a Service (SaaS) ao invés de um sistema instalado no servidor da sua agência.
De acordo com a empresa de pesquisa IDC, em 2014, “aproximadamente 34% de todas as novas compras de software de negócios serão adquiridos via SaaS. O modelo de entrega SaaS irá representar cerca de 14,5% do gasto mundial de software em todos os mercados primários.”
Depois de conversar com centenas de agências de publicidade no mercado norte e sul americano sobre os benefícios da introdução do modelo SaaS, eu gostaria de rever as vantagens sobre a implantação desse tipo de tecnologia. Assim, da próxima vez que você estiver avaliando uma nova solução para sua agência, você terá as ferramentas necessárias em mãos para determinar qual o sistema adequado para a atual realidade do seu negócio.
Vantagens do SaaS para sua agência de publicidade
Reduzir o Custo Total de Propriedade -TCO (total cost of ownership)
Escolhendo o modelo SaaS, você evita custos elevados na sua agência de publicidade, pois não será necessário o gasto inicial com a compra de componentes para a gestão da Tecnologia da Informação. O fornecedor do software SaaS é o único responsável pela manutenção, upgrades, suporte técnico e segurança dos dados que estarão armazenados em “clouds”. Além disso, é totalmente dispensável a contratação de funcionários de TI para administrar e atualizar o sistema.
A Function Point se encarrega de tudo. Diariamente mantém contato com diretores de criação e gerentes de projetos, e, um dos principais objetivos de qualquer agência de publicidade é o foco na criação e desenvolvimento de campanhas publicitárias, já que esse é o “core business” de qualquer agência.
Para uma agência ter sucesso no competitivo mercado brasileiro é fundamental aumentar a produtividade do time e não perder tempo com itens relacionados ao sistema de gerenciamento de tráfego. Isso é responsabilidade do fornecedor do software. Esse mesmo modelo de negócios é praticado pela Salesforce.com (ferramenta de CRM mundialmente utilizada para gerenciamento de clientes potenciais e novos negócios).
É muito mais rentável focar suas energias em assuntos relacionados às necessidades dos clientes, como a criação de uma nova campanha de marketing, do que desperdiçar o tempo lidando com upgrades de software e problemas de hardware!
Despesas de capital – CAPEX (capital expenditure)
O modelo “pay as you go” reduzirá consideravelmente o CapEx da sua empresa – o preço é pago mensalmente por cada usuário do sistema, ao invés de pagar o valor total da licença de uma só vez.
Muitas vezes ouvimos: “Eu passei muitas e muitas horas tentando desenvolver um sistema interno para nossa agência, mas mesmo assim não conseguimos construir uma solução completa”. Essa situação ocorre principalmente com agências de publicidade de pequeno e médio porte, pois eles não dispõem de recursos e know how necessários, nem o tempo suficiente para desenvolver e manter um software de gerenciamento de tráfego.
O modelo SaaS colabora com o fluxo de caixa da empresa, pois é desnecessário um alto investimento inicial para a utilização do sistema. Você terá a flexibilidade de pagar mensalmente pelo serviço. Isto é o que eu chamo de uma mudança de CapEx (despesas de capital) para OpEx (despesas operacionais).
Devido a algumas das vantagens do modelo SaaS, a indústria de publicidade e propaganda está mudando a maneira de fazer negócios, o que as tornam mais competitivas. Como sua agência está lidando com essa nova tendência?
Fique atento ao nosso próximo blog sobre o mundo fascinante da publicidade e propaganda!
Até a próxima!
