Como escrever um briefing eficaz na sua agência de publicidade?
Read time: 3 minutes
Todos nós sabemos que o briefing é fundamental para o sucesso das agências de publicidade e propaganda. Ele facilita a comunicação entre o time de atendimento, executivos de contas, equipes de produção e clientes. Hoje, eu gostaria de compartilhar com vocês algumas idéias sobre como escrever um briefing de maneira simples e eficaz.
Em primeiro lugar, recomendo manter em mente o objetivo principal porque nós criamos o briefing. Ao escrever o briefing certifique-se de identificar os principais fatores que impulsionam a estratégia criativa do seu cliente. Uma briefing eficaz deve conter informações completas sobre o projeto, as mensagens chave, objetivo e público-alvo. Diariamente eu converso com muitos diretores de criação e um dos principais desafios para todo professional de propaganda é de como trazer para dentro da agência as necessidades do seu cliente. Além disso, é importante capturar todas as informações em uma ou duas páginas!
Normalmente os briefings são inicialmente preenchidos pelos próprios clientes ou pelos executivos de contas. Nós vemos muitas agências de publicidade utilizando sistemas de gerenciamento para facilitar o desenvolvimento dos briefings. A depender do sistema de gerenciamento usado pela sua agência de publicidade, você terá a oportunidade de criar modelos curtos, que podem ser utilizados pelos seus clientes através de um portal do cliente. Por exemplo, Function Point oferece uma ferramenta chamada portal do cliente, onde seus clientes podem preencher diferentes briefings de acordo com o tipo de job. Assim, você pode desenvolver um briefing para folhetos, desenvolvimento de website, encarte, cartaz, etc…
Para fazer um briefing completo, sugiro começar com uma descrição geral do projeto, os objetivos do negócio, e com um conjunto claro de expectativas e estratégia do cliente. Não esqueça de incluir público-alvo, cronograma, data de entrega, orçamento e outras informações que irão ajudar você e sua equipe a entender melhor a visão do cliente.
Espero que a informação tenha sido útil para ajudá-lo na próxima vez que você for escrever um briefing. Fique ligado no nosso próximo blog!
